sexta-feira, 1 de junho de 2012

A Comunicação no Grupo de Oração

Quando ouvimos falar de Comunicação Social, normalmente pensamos de imediato nos grandes meios de comunicação como, por exemplo: televisão, rádio, internet, revistas, etc. É como se tivéssemos uma visão apenas dos meios profissionais, julgando não está ao nosso alcance, afastando de nós a possibilidade de exercê-lo.
Se observarmos nossa realidade de Grupo de Oração, podemos facilmente perceber que de várias maneiras existem pessoas exercendo a comunicação. Então, não é o Ministério que é novo, novo é passar a ver a comunicação como Ministério. Ou seja, durante muito tempo, talvez por falta de orientação ou formação não se fez o trabalho de comunicação dentro do Grupo de Oração como Ministério de Comunicação.
Os serviços de comunicação no Grupo de Oração são diversos, variando de acordo com a realidade local, existem Grupos de Oração que já tem uma estrutura organizada onde acontece a comunicação planejada, outros não conseguiram ainda se organizarem e muitos que nem sabem que o Ministério existe. Na verdade em todos acontece a comunicação através da acolhida, avisos, material gráfico, etc.
Vendo o serviço por este ângulo percebemos que não é necessário ser formado em comunicação para poder exercer o Ministério, claro que Deus chama também os capacitados, pois existe dentro da nossa Igreja bons profissionais na área de comunicação, porém estamos falando de um Ministério que está ao alcance de todos.
O Ministério de Comunicação tem a bela tarefa de descobrir talentos dentro do Grupo de Oração "Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com um vaso ou a põe debaixo da cama; mas a põe sobre um castiçal, para iluminar os que entram" (Lc 8,16).
Em todos os Grupos de Oração há “pérolas preciosas”, pessoas que tem dons e potencial, mas que não estão sendo usados em prol da evangelização, muitas vezes por não ter oportunidade, por timidez, por falta de incentivo, etc. E, continuam como lâmpadas acesas e cobertas por vasos com diz no Evangelho. Talvez você esteja pensando, mas o que fazer? Como despertar essas pessoas para o serviço? Aqui me refiro às pessoas que tem o dom, a capacidade, mas não fazem muita coisa para ajudar o Grupo de Oração, e estão lá toda semana caminhando com Grupo de Oração. Claro, não querendo generalizar, pois existem muitas realidades.
Será que no seu Grupo de Oração há pessoas que têm carisma para acolher as pessoas? Há pessoas que dão avisos? Há pessoas que são criativas e facilmente elaboram mensagens ou frases que evangelizam ou informam? Há pessoas que são artistas, gostam de desenhar, fazer letreiros? Será que tem pessoas que fazem pequenas lembranças para serem entregues aos participantes do Grupo de Oração? Será que tem alguém que tem um computador e gosta de digitar? Tem alguém que tem uma câmera fotográfica e gosta de fotografar? Será que existem pessoas que tem um dom natural de se comunicar com as pessoas inclusive com desconhecidos? Será que tem alguém que sabe trabalhar com figuras, gráficos, no computador ou manualmente, será que tem alguém ousado e desinibido e que gosta de trabalhar com eventos? Há pessoas que tem acesso a internet e gostaria de contribuir com o Grupo de Oração?
Se há pessoas no seu Grupo de Oração com estas características e esses dons parabéns! Pois aí está o Ministério, talvez precisem apenas de orientação para que o serviço aconteça de maneira mais organizada e eficaz.
O Ministério de Comunicação quando exercido de maneira consciente e responsável tende a potencializar os serviços no Grupo de Oração, ao mesmo tempo abre novas possibilidades para uma evangelização querigmática e moderna. As ferramentas já existem e na maioria das vezes não são usadas por nós. A falta de verba ou o pequeno número de servos não deve ser causa de desistência de um projeto de comunicação, seja ele qual for. É preciso usar de criatividade sem perder de vista o objetivo central e submete-lo à vontade de Deus, pois nem sempre as grandes idéias são vontades de Deus.
Vale lembrar que, para que um Ministério se estruture é necessário que haja além de servos e uma boa formação, é preciso todo um trabalho de oração por trás, ou seja, é necessário planejar e realizar encontros para oração, onde todos os servos possam se reunir para orar. A oração é o meio que usamos para falar com Jesus, que é o comunicador ungido do Pai. Também é através da oração que Deus nos comunica a sua mensagem, a qual somos chamados a anunciar.
O comunicador que não pára pra escutar Deus não conseguirá anunciar o que ele quer que seja anunciado.
O Ministério de Comunicação Social na sua totalidade apesar de ter diversos núcleos deve ter a mesma visão da missão. Seja no acolhimento das pessoas, avisos, produção de material, rádio, etc. Todos precisam ser um.
Deus abençoe!
Valdeci Inácio
Ministério de Comunicação Social
RCC Pernambuco

Fonte: http://www.rccpe.org.br/ministerio.comunicacaosocial.mcsnogo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário