terça-feira, 6 de maio de 2014

IV ENCONTRO DIOCESANO PARA COORDENADORES DE PASTORAL PAROQUIAL E COMUNITÁRIO

Dando continuidade ao processo formativo desenvolvido na Diocese de Itabuna pelo Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), foi realizado neste domingo (04/05/2014), o IV Encontro Diocesano de Coordenadores de Pastoral Paroquial e Comunitário, evento destinado para as lideranças que atuam nos Conselhos Paroquiais de Pastoral e nos Conselhos das Comunidades, bem como para lideranças que atuam em cargos de coordenação.
O Evento que foi realizado no salão paroquial da Igreja Santa Inês, no Bairro do mesmo nome, reuniu cerca de 40 agentes de pastoral das mais diversas Paróquias da Diocese e teve a coordenação e animação realizada por membros do CDP, e a assessoria de Haroldo Heleno. 
Após a bonita e rica celebração inicial e um delicioso café da manhã, Haroldo deu inicio ao processo de reflexão, organizando a plenária em 08 pequenos grupos, sendo que 07 deles trabalharam a partir de textos do livro "Metodologia Pastoral", dos autores: Elli Benincá (Mestre em Ciências da Religião PUC/SP e Doutor UFRG) e Rodinei Balbinot (Mestre em Educação pela UPF -Brusque-SC), ambos sacerdotes. Num primeiro momento fizemos uma releitura da figura do “Bom Pastor”, destacando dois modelos de relação presentes no contexto da metáfora do Bom Pastor usada por Jesus: Um que considera a relação pastoral como de sujeito para objeto e outra que considera a relação como de sujeito para sujeito. Destes dois modelos de relação surgem várias posturas pastorais. A partir deste ponto os grupos refletiram o restante do capítulo: Evangelização em chave de leitura didático-pastoral. Levantando diversas posturas pastorais que podemos adotar em nossa ação evangelizadora: Tradicional, Positivista, Basista, Senso Comum, Comercial, Carismática e finalmente a postura Participativa. Na medida em que os grupos iam apresentando a síntese de seus respectivos grupos, o oitavo grupo abordava tipos de lideranças (Ditatorial, Paternalista, Liberal, Democrático, Profético, de Coesão e o Líder Pratico), com suas características e que mais se assemelhava com as posturas apresentadas.Como o encontro tinha o objetivo de buscar construir uma "pedagogia pastoral participativa" (PPP). A Postura Participativa foi apenas abordada de maneira superficial, ficando acordado que a mesma merecia por parte de todos um maior aprofundamento, sendo que ficou encaminhado o envio do subsídios para que todos possam se aprofundar e o assunto será o tema de estudo do V Encontro para coordenadores, que será realizado no dia 17  de agosto de 2014, no salão paroquial da Igreja Senhor do Bomfim, no Bairro Jardim Primavera das 08:00h as 15:00h.
Para o Diácono Ailton Matos participante do encontro, os temas abordados e as reflexões feitas foram extremamente importantes, sugerindo inclusive que todos os presentes se comprometessem com a responsabilidade de repassar o conteúdo para as suas respectivas comunidades.
A avaliação feita no final do encontro destacou como positivo a acessibilidade do local do encontro, a celebração inicial, o tema rico e de fácil compreensão, a dinâmica e o conhecimento do assessor, a presença do Pe. Acassio, a metodologia usada pelo assessor que favoreceu a participação de todos. Como pontos negativos a falta de representação de algumas Paróquias, em especial das Foranias do Centro. Todos lamentaram o pouco tempo para uma reflexão tão rica. Mas nada que pudesse atrapalhar atividade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário