quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

DOM CESLAU AVALIA 2012 E NOS DÁ PERSPECTIVAS PARA 2013

Entrevista exclusiva para o Voz que Clama.

Realizada em 02/01/2013

 
·         Que luzes e sombras o ano de 2012 deixou em nossa diocese?

Para a Diocese foi um ano tranquilo, com muito trabalho, mas trabalho bastante tranquilo e organizado. Acho que a consequência das Santas Missões, se não em 100% pelo menos em 10% ajudaram nos trabalhos pastorais. Acho muito positivo o trabalho do Conselho Pastoral Diocesano, que realmente se reunia e tomava  conhecimento dos trabalhos pastorais.
Uma luz foi a transferência dos Seminaristas da Diocese para o seminário Diocesano de São José no Rio de Janeiro. Apesar das primeiras dificuldades para os seminaristas, superaram muito bem e estão contentes. Ressaltamos a acolhida calorosa da Arquidiocese do Rio para os nossos seminaristas, tanto pelos seus superiores como pelo próprio Arcebispo Dom Orani Tempesta. Somos muito gratos a eles.
Um ponto bastante positivo foi o desenvolvimento e enraizamento da Pastoral Universitária, que podemos dizer que já esta tomando espaço nas  Faculdades da região.
Ainda falta mais entrosamento entre as pastorais e mais dinamismo nas foranias. Algumas foranias ainda estão aquém nos seus trabalhos.
A morte trágica do Pe. Otoniel e da Senhorita Neide foi um abalo para todos.


·         Quais as perspectivas para o ano de 2013 em nossa diocese?
Seguiremos trabalhando e alcançando as metas do Plano Pastoral.
O momento forte, de modo especial, com certeza, será a Jornada Mundial da Juventude.
O Setor Juventude está trabalhando com afinco na preparação para o evento. Ficamos contentes pois vários jovens da nossa diocese foram convidados a trabalhar como voluntários na Jornada no Rio de Janeiro, em vários setores. Isto é bom para a Diocese, para os jovens e para o Setor Juventude.


·         Em 2012 o número de divórcios cresceu 45% em nosso país. O que aconteceu? O que precisa ser feito?

A resposta é difícil. Mas para mim a causa é a perda dos valores. Valores religiosos não são valores considerados atualmente. O relativismo está tomando conta de tudo, até da vida. Tudo é relativo e descartável, até o amor. Lembro das palavras que me disse pessoalmente durante o almoço na “Visita ad Limina” o Papa Bem-aventurado João Paulo II :”Hoje precisa-se falar e muito do valor do sacramento do matrimônio.”

·         A Jornada Mundial da Juventude e a presença do Papa Bento XVI em nosso país serão destaques em 2013. Como esse momento pode ser aproveitado para a missão evangelizadora?
Mais importante não é o Evento. O mais importante é a preparação, o entusiasmo pelo Cristo na preparação do Evento. Pois é necessário muita sabedoria e habilidade dos pastores e, principalmente, os responsáveis pelo Setor Juventude, a fim de aproveitar estes momentos fortes do Evento e continuar mantendo o entusiasmo. Não na dose de intensidade, mas na continuidade. Assim então, o Evento vai trazer a verdadeira renovação e novos ares para os jovens.


·         Todos sabem que o vosso coração é verde e amarelo. O que podemos sonhar para o Brasil em 2013?

Que os novos gestores tenham consciência de que são simples servidores do povo e não donos do poder e de tudo. Que haja menos “espetaculares” julgamentos dos “mensalões”, mas a criação de novas leis que beneficiem os pobres, principalmente na saúde e na segurança. Pedimos a Deus e para estas boas intenções, abençoamos a todos. Para todos, um feliz e abençoado ano novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário